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A Psicologia baseada em evidências como ferramenta indispensável na construção de uma educação inclusiva

Acadêmico(a)s: 1 Dayana Albuquerque da Silva; Luana Souza da Silva; Luciana Prado de Queiroz; Maria Gabriela Rocha de Oliveira; Orientador(a): 2 João Pedro Sousa Lima.

1 Discentes do curso de Psicologia da faculdade Vale dos Carajás, Parauapebas-PA, Brasil. 2 Docente do curso de Psicologia da faculdade Vale dos Carajás, Parauapebas-PA, Brasil.

RESUMO

Introdução: A construção da educação inclusiva tem como finalidade atender a todos, indistintamente, sendo
capaz de integras as diferenças no contexto da escola. Atualmente é possível identificar que a inclusão do
profissional de psicologia nas instituições de ensino, tem se destacado no quesito de desempenho da construção
da educação inclusiva, que é um direito de todos porém, ainda encontrasse barreiras para a sua pratica.
Objetivos: analisar os déficits enfrentados por elas nas instituições de ensino, e propor conhecimento de
psicoeducação por parte dos profissionais inseridos no âmbito escolar, além de explorar métodos como a Análise
do Comportamento Aplicada (ABA) para facilitar o processo de adaptação de crianças com autismo.
Metodologia (Materiais e Métodos): Utilização de métodos de revisão sistemática da literatura, preliminar de
produções sobre o tema baseado nas contribuições de diversos autores que estudaram a temática e publicaram
nas bases de dados Scielo e PePSIC, no período de 2019 a 2024. Revisão da literatura: Segundo Machado
(2020), a inserção da criança com o espectro autista no ambiente escolar, tem que estar acompanhada com
alguns recursos fundamentais para seu desenvolvimento, já que ela irá se apresentar como um grande cenário
para seus aspectos de aprendizagem e comportamento, potencializa-los acerca de suas capacidades e não de
seus atrasos, desassociando-os do cenário de desigualdade por parte daqueles neuroatípico e readaptando o
discurso capacitista no processo de escolarização existente. Considerações finais: Através de pesquisas e
análise de dados, foi possível concluir que a participação do profissional de psicologia nas instituições de ensino
como um norteador para elucidar as barreiras existentes nos aspectos da educação inclusiva das crianças e
adolescentes na condições do Transtorno do Espectro Autista, é agregando conhecimento aos docentes para que
possam juntos e de maneira humanizada, gerar impactos positivos na vida e no futuro deles. Contudo,
observasse também que somente o profissional de psicologia sem a ajuda das instituições, não conseguirá bons
resultados, e que é preciso da incentivo por parte das escolas e conscientização por parte dos profissionais
existentes na rede para a obtenção de capacitações para que assim tenhamos um avanço mais significativo.

Palavras-chave: Inclusão; autismo; instituição de ensino.

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