Conheça a Faculdade Vale dos Carajás

Nossa história

A FACULDADE VALE DOS CARAJÁS (FVC) é uma instituição mantida pelo CENTRO DE ENSINO SUPERIOR VALE DOS CARAJÁS, registrado sob CNPJ nº 28.452.078/0001-66. A FVC tem seu funcionamento autorizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 54 de 14 de janeiro de 2020 – DOU nº 10 de 15 de janeiro de 2020. Assim, a FVC nasce com o objetivo de atender a demanda crescente pela educação superior no interior do Pará, principalmente em cidades próximas à região de Parauapebas. A FVC entende que o processo de desenvolvimento de uma região depende de todos os segmentos nela inseridos, e que a educação não é somente um processo de formação, mas também de interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade.

A consequência desse processo deve ser o desenvolvimento social e econômico da região que atua. Por conta disso, a preocupação da Instituição em propiciar e incentivar a excelência das diferentes experiências de ensino que oferece. Desta forma, a implantação dos Cursos de Graduação na área da Saúde da FVC justifica-se principalmente pela importância de atuação dos profissionais nesta respectiva área e pela necessidade de mercado da área de abrangência da região de Parauapebas, no Pará, e ainda, na perspectiva de formar profissionais capazes de transitar em qualquer sistema de saúde, desempenhando plenamente suas funções e prestando um serviço de qualidade à sociedade.

Missão, Visão e VALORES

Missão

A FVC tem por missão “Formar profissionais qualificados para atuação com excelência no mercado de trabalho, desenvolvendo talentos, por meio da identificação de competências pessoais, de habilidades de gestão, de empreendedorismo, de inovação e de transformação social, através de um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento, impactando assim, na construção de uma sociedade mais ética, justa, sustentável e consciente”.


Visão

Consolidar-se como uma Instituição de referência nacional no processo de ensino e aprendizagem com métodos inovadores e modernos, atendendo as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade.


Visão de futuro

A FVC tem por visão de futuro:

  • I. “Ser reconhecida como uma Instituição de Ensino Superior de referência e excelência no ensino e na extensão pela sociedade em geral”;
  • II. Formar profissionais aptos para atuação com excelência no mundo do trabalho;
  • III. Desenvolver talentos por meio de competências;
  • IV. Formar, através de um processo contínuo, empreendedores pautados em inovação e sustentabilidade;
  • V. Desenvolver cidadãos comprometidos com transformação social e consciente.

Valores

  • I. Compromisso
  • II. Hospitalidade
  • III. Inovação
  • IV. Responsabilidade Social
  • V. Equidade
  • VI. Sustentabilidade
  • VII. Transparência

Os valores expressos pela FVC são:

Compromisso:

  • Com a construção de uma sociedade mais justa e solidária;
  • Em trabalhar com espírito e equipe em prol de objetivos e benefícios comuns e mútuos;
  • Com a qualidade de ensino, da extensão, da responsabilidade social, das práticas de Iniciação Científica e com as práticas e ações inovadoras e exitosas;
  • Com a qualificação e capacitação da comunidade acadêmica: docente, técnico-administrativo, acadêmicos e egressos.

Hospitalidade:

  • Agregar valores humanos;
  • Tratar bem quem se encontrar no Campus da FVC;
  • Atender bem quem necessitar de prestação de serviços;
  • Permear as relações de acolhimento e de redes de interação.

Inovação:

  • Nas práticas de Iniciação Científica e da Pesquisa;
  • Nas ações de extensão de forma a atender a comunidade regional e estadual;
  • Quebrar paradigmas, fazer a diferença, facilitando a vida e o trabalho das pessoas.

Responsabilidade Social:

  • Contribuir por meio de ações, projetos e incentivos para uma sociedade mais justa e sustentável;
  • Adotar posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar da comunidade acadêmica e da sociedade;
  • Fortalecer os programas do NAPPS de Inclusão Social e a melhoria da qualidade de vida;
  • Dar sustentação e inovação a infraestrutura já existente da FVC para a inclusão.

Equidade:

  • Dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades;
  • Reconhecer que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio.

Sustentabilidade:

  • Fortalecer os projetos que atendam a comunidade e a sustentabilidade;
  • Dar visibilidade a capacidade de gestão financeira, das estratégias de administração acadêmica e administrativa;
  • Adotar e monitorar formas de acompanhamento da distribuição de créditos, com indicadores de desempenho e do balanço social da FVC.

Transparência:

  • Fortalecer a Ouvidoria;
  • Ampliar e dar visibilidade ao trabalho do NAPPS;
  • Consolidar as práticas de comunicação internas e externas, com práticas exitosas, com verdade, integridade, levando a comunidade o trabalho ético realizado pela FVC;
  • Praticar a Avaliação Institucional com resultados fidedignos, utilizando-a nas práticas de gestão e de construção do de uma organização cada vez mais transparente.

Organização Administrativa e Acadêmica

Dirigentes:

  • Presidente da Mantenedora – Esp. João Pimenta da Silva Junior
  • Diretora Geral – Esp. Rosangela de Souza Gonçalves
  • Diretora Acadêmica – Me. Maria Albertina Ferreira do Nascimento
  • Diretor Administrativo e de Expansão – Esp. Rafael Gonçalves Pimenta
  • Diretor Financeiro – Esp. João Pimenta da Silva Junior

Apoio e Assessoramento:

  • Procurador Institucional – Maria Albertina Ferreira do Nascimento
  • Secretária Geral – Leilian Reis
  • Financeiro – Ozelia Rodrigues Pinto Quadros
  • Coordenadores NAPPS – Esp. Almir Dalmolin Filho e Me. Maria Albertina Ferreira do Nascimento
  • Ouvidoria – Esp. Almir Dalmolin Filho
  • Biblioteca – Esp. Ronald de Jesus Alves Ribeiro – CRB-2: 1837

Coordenações de Curso:

  • Coordenação do Curso de Medicina Veterinária – Prof. Me. Antônio Gomes Costa Neto De Sousa
  • Coordenação do Curso de Nutrição – Prof. Me. Christian Nunes Aires
  • Vice Coordenação do Curso de Nutrição – Profa. Esp. Jecylane Machado Costa
  • Coordenação do Curso de Odontologia – Profa. Me. Ana Cristina Alves Da Silva
  • Coordenação do Curso de Psicologia – Prof. Me. Allan Werbertt de Miranda

Documentos Acadêmicos

Documentos acadêmicos de domínio público:   Os demais documentos acadêmicos para acesso dos alunos e professores são disponibilizados no Portal do Aluno ou Portal do Professor, através do menu esquerdo, na opção Documentos Acadêmicos.

Ouvidoria

Sobre a ouvidoria?

A ouvidoria da Faculdade dos Carajás é um órgão instituído pela Diretoria e representada por um ouvidor, é o órgão de otimização da comunicação e aperfeiçoamento dos padrões e mecanismos de transparência, eficiência, segurança e controle dos serviços prestados no âmbito de suas unidades, e tem como objetivos.

Quem pode utilizar?

Não recebemos manifestações anônimas, mas garantimos o sigilo do requerente, dentro dos termos previstos pela lei, caso haja esse tipo de solicitação. A ouvidoria da Faculdade Vale dos Carajás acolhe o seguinte público da comunidade acadêmica:

    • comunidade (externa e interna);
    • alunos;
    • professores;
    • funcionários

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Em quais situações devo procurar a ouvidoria?

Situações diretamente ligadas à Universidade nos aspectos acadêmicos e comunitários, que não tenham sido resolvidas adequadamente ou satisfatoriamente com o setor responsável.

A Ouvidoria se presta a receber reclamações, sugestões e elogios de qualquer natureza, no campo administrativo, acadêmico e pedagógico.

A Ouvidoria deve verificar que todos os assuntos recebidos tenham sido objeto de apreciação dos setores competentes, antes de sua entrada para a Ouvidoria.

Quais as formas de manifestações?

“Formas de manifestação” é o termo utilizado para definir o “motivo pelo qual entrou em contato”. No canal de atendimento da ouvidoria existem as seguintes formas de manifestação:

  • dúvidas;
  • elogios;
  • sugestões;
  • críticas;
  • denúncias;

Qual a função da auditoria?

Contribuir na democratização e o aperfeiçoamento dos serviços prestados. Realizar os encaminhamentos necessários junto aos setores/unidades competentes, auxilia na resolução e prevenção de conflitos e no aprimoramento de procedimentos e processos institucionais.

Atribuições

A Ouvidoria tem como atribuições:

I. permitir o acesso dos discentes e docentes que tenham questões relativas à administração, às atividades acadêmicas e pedagógicas, não atendidas ou esclarecidas pelos meios regulares de atendimento;

II. receber e analisar situações de conflito e, após sua análise, oferecer orientações e encaminhamento de providências solucionadoras, compatíveis com as boas práticas da gestão, respeitando o regimento da FVC;

III. desenvolver suas atividades com integridade, transparência e cortesia, com o objetivo de prevenir conflitos e solucionar divergências;

IV. zelar pela confidencialidade de suas intervenções, restringindo as informações aos níveis de relacionamento necessários para a solução dos problemas;

V. responder aos demandantes, no prazo máximo de 96 horas, a todas as solicitações recebidas, encerrando- as ou informando aos interessados quanto ao período de tempo necessário para fazer sua intervenção;

VI. manter registros dos atendimentos encaminhados à Ouvidoria, guardando sigilo sobre identificação dos solicitantes;

VII. elaborar relatórios mensais dos atendimentos prestados, encaminhando – os à Diretoria Geral;

VIII. sugerir, com base nos atendimentos prestados, ações de melhoria dos sistemas de atendimento administrativo, acadêmico e pedagógico;

IX. garantir que, antes do atendimento pela Ouvidoria, os demandantes tenham percorrido os trâmites normais estabelecidos para cada caso, bem como que a queixa ou sugestão tenha sido encaminhada, anteriormente, aos órgãos competentes, conforme a estrutura organizacional da FVC.

Atribuições do ouvidor

I. formação compatível para o exercício do atendimento às demandas que lhe são encaminhadas;

II. possuir conduta ilibada e paciente para a condução dos conflitos que lhe são apresentados;

III. ter acesso e poder de decisão para encaminhamento das questões recebidas;

IV. ser sensível para com as questões recebidas e atitude de busca de soluções.

Entre em contato com a ouvidoria

A Ouvidoria é acionada quando o requerente não obteve resposta pelos trâmites normais da Universidade ou na possibilidade de haver discordância com um encaminhamento dado à sua demanda.

O atendimento e feito por via eletrônica, através do formulário ou do e-mail de contato, e deverá gerar protocolo de atendimento com data e horário, e será motivo de retorno e confirmação da aceitação da demanda pela Ouvidoria.

Somente serão aceitas as demandas realizadas de acordo com o rigor de conduta e respeito por parte dos autores.

As demandas desrespeitosas poderão ser encaminhadas à diretoria geral e seu autor estará sujeito às punições previstas no regimento da FVC.

Não recebemos manifestações anônimas, mas garantimos o sigilo do requerente, dentro dos termos previstos pela lei, caso haja esse tipo de solicitação.

E-mail: ouvidoria@fvcedu.edu.br

Formulário de contato:




    AlunoEx-alunoFuncionárioProfessorPúblico internoPúblico externo





    Núcleo de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social – NAPPS

    O que é o NAPPS?

    O NAPPS – Núcleo de Apoio Pedagógico, Psicológico e Social – compreende basicamente uma estrutura de interface entre docentes, discentes e administração da instituição, tratando-se, portanto de um órgão suplementar responsável pelo acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por meio de assessoramento contínuo e sistemático a professores e acadêmicos. Tem como missão o aprimoramento da ação educativa, ou seja, a articulação do processo de ensino e de aprendizagem, por meio da atualização permanente do corpo docente e acompanhamento do desenvolvimento discente na instituição.

    A Missão do NAPPS:

    O NAPPS foi criado com a função de estimular a totalidade da instituição na busca da qualidade do ensino. Suas ações concentram-se no acompanhamento e na análise das condições pedagógicas, nos procedimentos acadêmicos, de cada Curso, viabilizando estratégias direcionadas à superação de qualquer dificuldade detectada.

    O apoio oferecido pelo NAPPS aos Coordenadores Pedagógicos dos Cursos é associado ao apoio aos docentes de cada Curso, não só através de encontros específicos, no tratamento de questões pontuais, como através de Seminários, Palestras, Debates, Fóruns, com temáticas definidas dentro da área ensino-aprendizagem. Cada Curso é analisado em suas expectativas, ou melhor, quanto à clara formulação das competências desejadas para os futuros profissionais. Os Programas das Disciplinas dos Currículos são avaliados em relação ao Projeto de Curso, que, por sua vez é analisado dentro das Diretrizes vigentes, divulgadas pelo MEC. A integração das diversas disciplinas dos Cursos é outra tarefa do NAPPS, enquanto mobiliza os coordenadores para debates com docentes sobre essa exigência organizacional das diferentes matérias. As avaliações, feitas pelos docentes são, da mesma forma, objeto de cuidado, principalmente no que diz respeito à formulação, pelos professores, dos itens das provas, com o intuito de garantir aos instrumentos de verificação da aprendizagem maior validade e/ou fidedignidade. A organização de condições para o aperfeiçoamento dos conhecimentos didáticos, ou, o aperfeiçoamento da capacidade de trabalhar eficientemente com recursos e técnicas para otimização da aprendizagem, integra, por excelência, as atividades caracterizadoras desse Núcleo.

    O NAPPS também mantém contato direto e indireto com os discentes. O contato indireto é mediado pelas informações dos estudantes, repassadas através do Programa de Avaliação da Instituição (CPA). O contato direto com os acadêmicos é concretizado por demandas

    O NAPPS tem como objetivos:

    I. Assessorar a instituição educacional para que esta desenvolva a articulação dos processos de ensino e aprendizagem;

    II. Oferecer ao corpo docente apoio didático pedagógico permanente atualizado e condições de formação continuada em serviço;

    III. Viabilizar aos acadêmicos mecanismos de melhoria do processo de aprendizagem; IV. Coordenar o processo de Inclusão.

    Como entrar em contato?

    Pode-se entrar em contato com o NAPPS através do email: napps@fvcedu.edu.br , ou pelo formulário de contato abaixo:

    Formulário de contato com o NAPPS:

      AlunoFuncionárioProfessor

      Extensão

      Atividades de Extensão:

      São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente ascomunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante. (art. 07 da Res.07/2018).

      Nos cursos superiores, as atividades de extensão devem ser realizadas, presencialmente. (art. 09 Res.07/2018).

      As atividades extensionistas, segundo sua caracterização nos projetos pedagógicos dos cursos, se inserem nas seguintes modalidades:

        • I. Programas;
        • II. Projetos;
        • III. Cursos e oficinas;
        • IV. Eventos;
        • V. Prestação de serviços.

      Políticas Institucionais e Ações Acadêmico-Administrativas para a Extensão:

      A articulação e a integração da FVC com a sociedade ocorrem por meio da extensão universitária, por projetos, eventos e cursos de extensão, da cooperação interinstitucional e da prestação de serviços.

      Em consonância com a missão institucional e as orientações do PPI garante a excelência de ensino e a qualidade na pesquisa e na extensão. A instituição possui um corpo docente formado em sua maioria por doutores e mestres e uma equipe de técnicos e profissionais preparados para o desenvolvimento das atividades necessárias ao bom desempenho da FVC.

      A FVC tem por meta ampliar suas ações extensionistas visando o cumprimento de sua missão e também seu compromisso com a sociedade.

      A consolidação da extensão universitária exige políticas e normas de operacionalização definidas e socializadas na comunidade universitária com vistas ao acompanhamento e à avaliação sistemática desse processo, indispensável na formação do aluno e no intercâmbio com a comunidade.

      A política de Extensão Universitária está estabelecida em atendimento aos princípios de cidadania: equidade, justiça, respeito e dignidade, ética nas relações, responsabilidade institucional e social e se orienta pelas diretrizes do Plano Nacional de Educação, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, agregando os objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Extensão.

      Políticas de Extensão:

      I. consolidar a Extensão Universitária como processo acadêmico indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade;

      II. promover a integração do ensino e da pesquisa com as demandas institucionais e sociais, priorizando atividades práticas voltadas ao atendimento de necessidades sociais, como as relacionadas com a área de educação, saúde e habitação, produção de alimentos, geração de emprego e ampliação da renda;

      III. incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social e política;

      IV. reconhecer as ações extensionistas como atividades complementares nos projetos pedagógicos dos cursos de ensino superior;

      V. incentivar e apoiar as atividades culturais, artísticas e desportivas;

      VI. divulgar e apoiar a produção acadêmica;

      VII. enfatizar a utilização de tecnologias para ampliar a oferta de oportunidades e melhorar a qualidade da educação, incluindo a educação continuada;

      VIII. apoiar as atividades voltadas para a produção e preservação cultural e artística como relevantes para o desenvolvimento local e regional;

      IX. estimular a inclusão da Educação Ambiental e do Desenvolvimento Sustentável como componentes da atividade extensionista;

      X. viabilizar a prestação de serviços como produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do Ensino, Pesquisa e Extensão.

      A FVC possibilitará ao acadêmico a participação em atividades de extensão, alinhados com a promoção do respeito à diversidade, da cultura da paz e dos direitos humanos, estabelecendo ser funcionamento e aproveitamento em regulamentos próprios, fomentando atividades e ações junto à sociedade de modo multidisciplinar objetivando o desenvolvimento de competências atitudinais, as articulando com as competências profissionais necessárias para sua futura profissão.

      A atividade de extensão está vinculada aos processos de ensino e de pesquisa e, a partir dessa concepção, objetiva o desenvolvimento de programas e projetos integradores entre a FVC e a comunidade, de cunho educativo, científico, tecnológico ou artístico-cultural, seja de forma integradora das atividades de ensino ou de pesquisa, seja como ação comunitária desenvolvida com a finalidade de intensificar as inter-relações transformadoras da sociedade.

      As atividades de extensão refletem o enraizamento da FVC no contexto social, sendo base para o desenvolvimento de programas de ensino e para a produção do saber, visando à valorização e a estimulação da criação e da difusão da arte e da cultura.

      Não se trata de uma prestação de serviços, mas são ações comunitárias que objetivam transformar a realidade, sob o enfoque dos resultados provindos das atividades de ensino e de pesquisa.

      A sociedade local ganha com a presença de professores e alunos no desenvolvimento de ações de seu interesse e necessidades. A comunidade acadêmica por sua vez, ganha espaço estratégico para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem articulando o diálogo com a sociedade, para que as ações e transformações aconteçam reciprocamente, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão, para que as ações extensionistas coadunem-se com as ações acadêmicas.

      PROEX – Programa de Extensão Universitária da FVC

      O processo de curricularização da extensão universitária, na FVC, surgiu acompanhado de uma adequação às novas Diretrizes Curriculares Nacionais, o princípio da indissociabilidade entre ensino,pesquisa e extensão previsto no artigo 207 da Constituição da República de 1988; a concepção curricular estabelecida pela Lei Federal nº 9.394/1996, observada a Meta 12, estratégia 12.7, do Plano Nacional de Educação (2014-2024); a Lei Federal nº 13.005/2014; a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Conselho Nacional de Educação – Ministério da Educação, que estabelece as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira; o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o Projeto Político Institucional (PPI) e o perfil de egressos do curso.

      A implantação do PROEX – Programa de Extensão Universitária representa um avanço geral na formação e uma adequação às novas realidades enfrentadas pelos profissionais da área, constituindose em processo interdisciplinar, político-educacional, cultural, científico e tecnológico que promove a interação transformadora entre a FVC e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa, ratificando a missão e visão da FVC.

      O PROEX, insere-se como um projeto amplo, com a finalidade de contribuir para a formação integral dos profissionais de todas as áreas do conhecimento. Visa à indissociabilidade entre teoriaprática, à integração da IES ao meio social local e regional, constituindo-se em um dos eixos básicos do projeto pedagógico, articulador do ensino, pesquisa, inicialmente sob a forma de práticas extensionistas.

      A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. Promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

      As atividades de extensão parte integrante do PROEX deve compor no mínimo 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular (Resolução 07/2018 do MEC).

      São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante. (art. 07 da Res.07/2018).

      Pesquisa

      A pesquisa, enquanto princípio científico e educativo bem como estratégia de geração de conhecimento e de promoção da cidadania exige muita competência e atualização incessante dos professores; incrementa o conteúdo e o entusiasmo pelo ensino; inicia o estudante na aventura do conhecimento novo e acolhe o processo de confronto entre teoria e prática. Esse confronto se desfaz à medida que a teoria transforma a prática e esta, por sua vez, reformula a teoria. Nesse processo dialético, constrói-se um novo conhecimento.

      A FVC, ouvida a entidade mantenedora, incentivará e apoiará, a qualquer tempo, a pesquisa e a investigação científica, diretamente ou por meio da concessão de auxílio para a execução de projetos, bolsas especiais, formação de pessoal pós-graduado, promoção de eventos acadêmico científicos, intercâmbio com outras instituições, divulgação dos resultados das pesquisas realizadas e outros meios ao seu alcance, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia, da criação e da difusão da cultura, ampliando, desse modo, o entendimento do ser humano e do meio em que vive.

      A FVC está em busca de avançar no processo de pesquisa através:

      • Da implantação da Revista Científica;
      • Da estruturação de programas de apoio à pesquisas à pesquisas dos discentes pela orientação dos docentes, através da Plataforma Brasil.

      Iniciação Científica

      A atividade de Iniciação a Ciência objetiva proporcionar ao discente o exercício prático da investigação dos fenômenos biológicos/clínicos/comportamentais relacionados as áreas de conhecimento dos Cursos de Graduação da Faculdade Vale dos Carajás. Fundamenta-se na aplicação do método científico, bem como o estímulo ao pensamento crítico, analítico e sintético decorrente das condições de confronto direto com os questionamentos que suscitam a pesquisa científica. Os princípios norteadores do programa de Iniciação Científica são:

      • preservação dos valores da ciência;
      • compromisso com ensino de qualidade;
      • indissociabilidade entre ensino e pesquisa;
      • interdisciplinaridade;
      • universalidade do conhecimento e pluralismo de ideias.;

      Ligas Acadêmicas

      As Ligas Acadêmicas da Faculdade Vale dos Carajás são entidades civis e científicas livres, sem fins lucrativos, constituídas por um grupo de alunos, que sob a orientação docente buscam aprofundamento em temas de determinada área. Trata-se de uma proposta discente para o ensino, pesquisa e extensão, não obrigatória, que se realiza como ação social e complementação acadêmica.

      A proposta de institucionalizar as ligas se deve a necessidade de normatizar sua criação e registrar suas ações como produção acadêmica da FVC. As Ligas Acadêmicas da FVC constituem-se como associações civis sem fins lucrativos, com objetivos educacionais, criadas, organizadas e geridas por alunos, sob a coordenação pedagógica de professores da FVC, que tem como interesse o desenvolvimento de atividades acadêmicas para o aprofundamento em temas de determinada área. As Ligas Acadêmicas constituem atividade curricular não obrigatória de caráter complementar à formação discente e orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

      Os objetivos gerais das Ligas Acadêmicas são: organizar e promover atividades de caráter científico e social que visem o desenvolvimento científico, técnico, cultural e profissional do discente como complementação da formação acadêmica.

      Biblioteca

      Biblioteca física:

      A Biblioteca da FVC, parte integrante da FVC), é a responsável por todo o acervo, e tem como objetivo prover de informações o ensino, a pesquisa e a extensão, pautando sua atuação nos seguintes princípios:
      • democratização do acesso à informação e ao acervo sob sua responsabilidade;
      • respeito ao princípio do controle bibliográfico universal;
      • atendimento à comunidade acadêmica da FVC.

      A biblioteca tem por objetivo atender a demanda dos discentes e docentes no oferecimento de suporte informacional, estimulando as atividades de ensino, pesquisa e extensão através de consulta local, circulação de itens do acervo bibliográfico e projetos a serem implementados.

      Biblioteca Virtual:

      A biblioteca virtual da FVC é um espaço que facilita o acesso à informação científica e cultural, além de levar comodidade aos alunos e eliminar barreiras de espaço e tempo, com acesso fácil e alinhado ao que existe de atual em suporte em sala de aula.

      A FVC possui o acervo virtual da “Minha Biblioteca” e incentiva à pesquisa em plataforma de base de dados como a EBSCO, que contém publicações de todas as áreas do conhecimento humano, oferecendo ainda à toda comunidade acadêmica acesso ao conteúdo da BVS – Base Virtual de Saúde, Scielo e Portal de Periódicos da Capes, os quais são importantes fontes para pesquisas e consultas a artigos e dissertações, além de vídeos, mapas e diversos tipos de conteúdo. Nesse contexto de acesso à base de dados da biblioteca virtual, conta-se também com outras bases de dados referentes às áreas da saúde como a LILACS, WHOLIS, PubMed, Medline, Scopus e a Cochrane.

      A Minha Biblioteca pode ser acessada de forma rápida e prática por meio da tecnologia QR Code, que está disponível no espaço físico da biblioteca, permitindo que discentes e docentes tenham acesso desse recurso em seus aparelhos eletrônicos ou podendo fazer uso de um dos terminais disponíveis para consulta e pesquisa.

      Responsável pela biblioteca:

      Bibliotecário: Ronald de Jesus Alves Ribeiro;

      CRB-2: 1837. Possui Formação: Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

      Estágio

      Os estágios como instrumentos de integração e conhecimento do aluno com a realidade social e econômica, instrumento de iniciação ao ensino e à pesquisa e como instrumento de iniciação profissional, constam de atividades supervisionadas com articulação teoria-prática, exercidas em situações reais, obedecem a regulamentos próprios aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, por proposta do respectivo colegiado de curso, observada a legislação vigente. Para cada aluno é obrigatória à integralização da carga horária total do estágio prevista no currículo do curso, nela podendo-se incluir as horas destinadas ao planejamento, orientação paralela e avaliação das atividades. Os estágios supervisionados são coordenados pelos coordenadores de curso e supervisionados por docentes indicados pelas respectivas coordenadorias.

      Aos supervisores compete o efetivo acompanhamento dos estágios, a verificação do cumprimento das cargas horárias, para posterior encaminhamento dos resultados aos coordenadores de curso pertinentes.

      Conforme Lei 11.788 de 25/9/2008, Art. 1º Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos. Os estágios em qualquer uma das situações, não criam vínculo empregatício de qualquer natureza.

      Estágios obrigatórios

      Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. A carga horária do estágio deverá ser cumprida na íntegra. Não serão permitidas faltas no Estágio. Caso ocorra o aluno deverá cumprir a carga horária da ausência.

      Estágios não-obrigatórios:

      Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. O acadêmico pode registrar essa atividade como Atividades Acadêmicas Complementares, desde que devidamente comprovada, e atenderá ao disposto na legislação e projeto de cada curso.

      Comissão Própria de Avaliação (CPA)

      Apresentação

      A FVC, visando a excelência no ensino de graduação e Pós-Graduação, realiza a Avaliação Institucional periodicamente e se compromete na realização de melhorias que contribuam com todos os segmentos da comunidade universitária.

      A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

      • à melhoria da qualidade da educação superior;
      • à orientação da expansão de sua oferta;
      • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
      • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

      A Avaliação Institucional é regulamentada pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e trata-se de uma ferramenta utilizada para avaliar a qualidade do ensino, da aprendizagem e da gestão acadêmica.

      A FVC realiza a Avaliação Institucional com o objetivo principal de analisar fragilidades e potencialidades da IES para reorganizar o planejamento de suas ações.

      O diagnóstico realizado pela Avaliação Institucional permite otimizar a qualidade dos serviços ofertados e promove a satisfação da comunidade acadêmica.

      Modalidades:

      Autoavaliação

      Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), a autoavaliação é o processo no qual a CPA e a comunidade interna da instituição avalia todos os quesitos relacionados às dimensões propostas pelo Sinaes.

      A autoavaliação é realizada anualmente por meio da aplicação de questionários a todos os segmentos, realização de grupos focais e análise observacional e documental para identificar os principais pontos de melhoria.

      Avaliação Externa

      Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

      Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

      Comissão Própria de Avaliação – CPA

      A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Integrado atua nos processos de avaliação interna e externa, trabalhando diretamente com a direção na melhoria da qualidade de ensino da instituição. Os processos de avaliação internos são conduzidos pela CPA, que atua no planejamento, divulgação, aplicação e análise dessas avaliações. Cabe também a essa comissão sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), receber as comissões externas de avaliação e articular as informações apresentadas nos relatórios dessas avaliações.

      São objetivos específicos da CPA:

      • 1. planejar e organizar as atividades da autoavaliação e sensibilização da comunidade;
      • 2. estabelecer os objetivos, a metodologia, os procedimentos, as estratégias, os recursos e o calendário de ações do processo de autoavaliação;
      • 3. desenvolver estudos e análises, visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação Institucional;
      • 4. elaborar os relatórios parciais e finais das diversas etapas da avaliação institucional;
      • 5. promover e acompanhar o desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional;
      • 6. divulgar os resultados da avaliação institucional a docentes, técnicos administrativos, coordenações de cursos, chefias de departamento e acadêmicos;
      • 7. promover e apoiar os processos de avaliação internos e externos;
      • 8. prestar informações sobre a avaliação institucional ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sempre que solicitada;

      Composição da CPA – Gestão 2024 – 2026

      • Wéllida Patrícia Aviz Teixeira – Coordenadora da CPA;
      • Allan Werberth de Miranda – representante do corpo docente;
      • Almir Dalmolin Filho – representante do corpo técnico-administrativo;
      • Eliane dos Santos Matos Macedo – representante do corpo discente;
      • Olinda Leilayne Gomes Mendonca – representante da Sociedade Civil Organizada.

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      Validação de Certificados:

      Para verificar se o seu certificado emitido pela Faculdade Vale dos Carajás é valido, insira o código presente no mesmo no campo abaixo e confirme os dados que aparecem no certificado em com os dados que aparecem no sistema.

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