Psicologia Revista
22 de outubro de 2024

Revista Psicologia e Saúde

Revista Psicologia e Saúde
Sobre a Revista – Foco e Escopo

Revista Psicologia e Saúde é um produto do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco que veicula, quadrimestralmente, artigos originais e inéditos relacionados aos diversos campos teórico-metodológicos da Psicologia e suas relações com a Saúde. Aceitam-se, também, trabalhos multi e interdisciplinares no diálogo das Psicologias com áreas afins.

Revista tem por missão difundir conhecimento científico frente a problemáticas contemporâneas do comportamento humano e da promoção da saúde, possibilitando o desenvolvimento da Psicologia como disciplina e prática profissional.

Eixos Temáticos

As contribuições submetidas à Revista Psicologia e Saúde devem obrigatoriamente estar inseridas em um dos eixos temáticos a seguir:

1.     Avaliação e assistência em saúde

a.     Nesta linha, tramitam-se artigos vinculados a diferentes perspectivas psicológicas cujo enfoque seja a relação Psicologia e Saúde. Especificamente,

i.     avaliação psicológica, psicopatologia e saúde mental,

ii.     validação de medidas e procedimentos clínicos,

iii.     delimitação de perfil epidemiológico e medidas estatísticas desenvolvidos no campo da Psicologia da Saúde

2.     Políticas públicas, cultura e produções sociais

a.     Nesta linha, tramitam-se artigos vinculados a diferentes perspectivas psicológicas cujo enfoque seja a relação Psicologia e Saúde. Especificamente,

i.     Investigações historiográficas, teórico-conceituais e genealógicas de teorias, práticas e objetos psicológicos

ii.     Produções que focalizam a subjetividade a partir da articulação entre saúde, política, cultura e práticas sociais

iii.     Estudos em políticas públicas, saúde coletiva e práticas de cuidado em Saúde e Assistência

Tipos de Contribuição

1. Estudos Empíricos: Relatos de pesquisa originais com fontes de dados primários ou secundários. Estão tipicamente organizados para refletir os estágios do processo de pesquisa na seguinte sequência: introdução, método, resultados, discussão, conclusões e referências.  Deve conter de 15 a 25  páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências.

2. Estudos teóricos: Trabalhos pautados na literatura empírica vigente para propor avanços teóricos. Os autores devem apresentar o desenvolvimento de uma teoria para expandir ou refinar construtos teóricos, apresentar uma nova teoria ou analisar uma teoria existente, apresentando suas fraquezas ou demonstrando a vantagem de uma teoria sobre outra. Espera-se que os autores analisem a consistência interna de uma teoria, bem como sua validade externa. A apresentação das seções pode variar de acordo com seu conteúdo. Deve conter de 15 a 25  páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências

3. Revisão da Literatura: Consiste em uma avaliação abrangente e crítica da literatura pertinente a um tema de interesse da psicologia identificando lacunas, contradições, inconsistências ou relações ainda não identificadas nessa literatura. A Revista Psicologia e Saúde só tramita trabalhos de revisão integrativa ou sistemática (com ou sem meta-análise, mas recomenda fortemente a adoção das diretrizes do grupo PRISMA). O manuscrito deve conter entre 15 a 25 páginas incluindo resumos, figuras, tabelas e referências.

4. Artigos Metodológicos: Consiste na  apresentação de novas abordagens metodológicas, alteração de métodos existentes ou discussões sobre abordagens analíticas de dados para a comunidade científica. Os dados empíricos, neste caso, são utilizados  unicamente como ilustração da técnica de análise de dados. Deve conter de 15 a 25  páginas, incluindo resumos, figuras, tabelas e referências.

5. Resenha: Apresentação do conteúdo de uma obra fundamentalmente acompanhada de uma avaliação crítica, orientando o leitor quanto às suas características e usos potenciais. A resenha deve ter no máximo 6 páginas incluindo todos os seus elementos. A obra resenha deve ter, no máximo, 3 anos de publicação. Não há resumos ou palavras-chave.

Nota: A Revista Psicologia e Saúde não está mais tramitando “Relato de Experiência”.  Contudo, a opção permanece no sistema – para os autores no momento da submissão, por causa de um problema operacional.

Acessar página do periódico